Enfrentando orçamentos cada vez menores, algumas estações de águas residuais dos EUA adotaram uma estratégia de “operar até falhar” para ativos como bombas de estações de tratamento. Porém, o distrito sanitário de Costa Mesa, na Califórnia, encontrou uma maneira melhor de esticar seu orçamento de operação. Um acordo de manutenção preventiva TotalCare da Xylem proporciona economia ao distrito e garante a continuidade de operação do equipamento.
Para evitar excedentes de águas residuais e multas ambientais federais e estaduais, Costa Mesa esforça-se por obter confiabilidade das estações de bombeamento duplas ao longo dos 360,5 km de seu sistema de coleta. Isso inclui a programação de inspeções de manutenção preventiva para detectar reparos assim que surgirem.
Costa Mesa procurou melhorar ainda mais sua abordagem depois que uma falha, ocorrida em agosto de 2013 em uma das principais estações de bombeamento, provocou um dos maiores excedentes de águas residuais dos 70 anos de história da central. A unidade de alimentação elétrica contínua de um painel de controle falhou, liberando 291.000 litros de águas residuais no sistema de águas pluviais. As águas residuais vertidas escoaram até a Back Bay, forçando o fechamento do popular Newport Dunes Aquatic Park no feriadão do Dia do Trabalho.
“Nosso distrito não acredita na estratégia de operar até falhar”, afirma o gerente geral Scott Carroll. “Isso representa um risco muito grande e a possibilidade de pesadas multas aqui na Califórnia, onde os comitês regionais de controle de qualidade da água impõem políticas muito mais estritas do que a Agência de Proteção Ambiental federal”.
Inspeção de manutenção preventiva a cada 90 dias
Após o vazamento, o governo do distrito aprovou um contrato de manutenção preventiva a cada 90 dias para inspecionar detalhadamente 20 bombas nas 11 estações mais críticas. O contrato de inspeção coincidiu com a apresentação do Programa TotalCare da Xylem para suas instalações de bombeamento, desinfecção, clarificação, filtração e controle. O programa TotalCare é estruturado de acordo com as necessidades individuais do cliente, desde o projeto e consultoria até auditorias energéticas, serviços de supervisão e manutenção de campo, com a rede nacional de escritórios e funcionários de campo da Xylem colaborando como uma equipe unificada.
O escritório de serviços da Xylem no sul da Califórnia apresentou uma proposta direta para a inspeção de manutenção preventiva, em lugar de subcontratar os serviços de reparação de terceiros. A proposta direta da Xylem não apenas apresentava o menor custo, mas também, na opinião de Carroll, a Xylem oferecia, enquanto fabricante das bombas, a maior experiência e abrangência para apoiar o contrato.
Para cumprir a programação estrita de 90 dias do contrato, o escritório da Xylem de Mira Loma e Costa Mesa enviou às equipes de campo locais uma ajuda altamente especializada proveniente do escritório da Xylem de Dallas. Cada estação de bombeamento passou por uma completa inspeção de um ou dois dias, removendo cada bomba para examinar os controles, a parte eletrônica, volutas, impulsores e outros componentes.
Resultados da inspeção
“Os técnicos de campo da Xylem seguiram uma lista de verificação de 20 itens”, explica Darren McMillan, gerente do escritório da Xylem de Mira Loma. “As avaliações por imagens térmicas e técnicas de intervenção ativa revelaram um forte desgaste das válvulas de retenção e volutas; mancais, vedações e anéis de vedação danificados; fiação solta; e um lubrificante inadequado presente nas luvas das bombas, o que poderia encurtar a vida útil das bombas”. As equipes de inspeção da Xylem também descobriram motores quase avariados e algumas instalações úmidas que não tinham bombas de reserva.
O gerente geral Scott Carroll recomendou um contrato imediato para realizar todos os reparos necessários nas estações, em lugar de tratar somente alguns problemas considerados mais urgentes. Foi aberta uma licitação para o trabalho e a Xylem ganhou a concessão, com um orçamento competitivo que novamente apresentou o menor preço para um contrato direto. O pessoal de campo da Xylem está mobilizado para concluir as tarefas no segundo trimestre de 2014.
“Nosso comitê apoiou o contrato com entusiasmo, e estou confiante de que poderemos evitar outro excedente de águas residuais”, afirma Carroll. “Consideramos esse custo como um investimento, e não como um gasto. Esta tem sido e continuará sendo nossa filosofia de operação”.